sábado, 6 de agosto de 2011

A EDUCAÇÃO CORPORATIVA COM A FACILIDADE DA METODOLOGIA DO E@D

A aprendizagem ocorre desde tempos imemoriais. Mas, quando é que observamos o advento da aprendizagem por meio eletrônico pela primeira vez?
Anos 40

A primeira tecnologia moderna de aprendizagem surgiu durante a Segunda Guerra Mundial, quando os Estados Unidos usaram filmes para treinar milhões de soldados no mundo todo. Esses filmes de treinamento militar abordavam tópicos como higiene pessoal e manutenção de armas.

O sucesso desses filmes, e seu uso posterior na televisão, estimularam a criação de parcerias entre o setor militar e universidades para o desenvolvimento de pesquisas sobre técnicas modernas de aprendizagem.

Exemplo de tecnologia utilizada:

Filmes de treinamento do exército.
 
Anos 60

Na década de 60, foram desenvolvidos os primeiros tipos de máquinas de ensinar, ao mesmo tempo em que os filmes instrucionais tornavam-se mais criativos e ampliavam seu público para crianças em ambiente escolar.

Exemplo de tecnologia utilizada:

Texto programado e filmes instrucionais.
 
Anos 80

A televisão passa a ser usada como um novo método de transmissão de ensino, mas, como os custos eram excessivamente altos e o formato adotado para a transmissão de informações muito árido, poucas tentativas foram bem-sucedidas. Esse esforço resultou na produção de fitas de vídeo que passaram a ser usadas tanto em ambientes organizacionais como em escolas.

Exemplos de tecnologia utilizada:

Televisão Educativa (Telecurso 2000, Vila Sézamo)
Fitas de Vídeo
Televisão em sala de aula (retransmissão de palestras universitárias)
 
Anos 90

A necessidade de interatividade entre os alunos levou os profissionais de aprendizagem a usar o treinamento baseado no computador (CBT). A maior utilização de computadores em casa e nas organizações abriu um mundo totalmente novo de possibilidades de aprendizagem.

Esse mundo trouxe consigo um conjunto específico de aspectos tecnológicos com os quais os alunos agora tinham que lidar, como as incompatibilidades entre hardware e software, o desempenho lento dos sistemas ou a falta de espaço de memória.

Isso impôs uma curva de aprendizagem tecnológica tanto à indústria do conhecimento, que fabricava esses produtos, como aos alunos que os utilizavam. Muitos desses problemas foram resolvidos pela rápida evolução dos sistemas e das redes e pela incorporação de recursos de ajuda on-line.

Exemplos de tecnologia utilizada:

Treinamento baseado no computador (CBT)
Telas sensíveis ao toque
Videodiscos interativos
 
Hoje

Hoje, as tecnologias da Internet são parte integrante de nossas vidas. Os desenhistas instrucionais têm à sua disposição tecnologias novas e mais flexíveis e os alunos podem optar entre uma infinidade de alternativas. A Internet abriu caminho para a oferta on-line de cursos, seminários, fóruns de debates e outros métodos de aprendizagem que adotam soluções inovadoras para promover a interação do aluno com os tutores e com outros alunos.

Exemplos de tecnologia utilizada:

Aprendizagem por meio eletrônico
Treinamento baseado na web (WBT)
Grupos de bate-papo virtual (chat)
Conferências na Internet
e muitas outras

Com esse pequeno resumo da história do Ensino a Distância gostaria de compartilhar uma experiência vivida sobre como a metodologia do E@D melhorou e facilitou as atividades do setor de Treinamento e Desenvolvimento de uma Organização Multinacional no Brasil.
 
Inicialmente vou apresentar alguns aspectos dificultadores na realização dos “programas de treinamento”
  
Formação de grupos,
Disponibilidade do período do treinamento,
Freqüência dos treinandos,
Capacidade do treinando,
Assunto não relacionado à função pré determinada do treinando,
Motivação dos treinandos,
Flexibilidade de horário,
Perda do assunto em função de não comparecimento no treinamento,
Limite de carga horária,
Entre outros

NOSSA PROPOSTA.
Proporcionar a Organização a gestão desses aspectos dificultadores, por meio da implantação de um modelo de treinamento que foi denominado Treinamento Auto Instrucional Monitorado – (TAIM).

Na época, final da “década de 80 início da 90” era muito forte alguns conceitos de produtividade entre eles os mais comentados e praticados “Just in time, lay out celular, flexibilidade, troca rápida de ferramentas) e outros.

Dessa forma o porquê não aplicar os conceitos de produtividade nos programas e atividades de treinamento.

Com esse desafio foi o que foi feito, após uma sequências de contatos com as gerencias dos diversos setores da organização foi elaborado um projeto piloto com a implantação dessa nova modalidade de treinamento operacional.

Nas apresentações aos gestores das áreas foram enfatizados alguns aspectos que denominamos “vantagens do TAIM” que contribuíram pela sua aprovação.

Treinamento para grupos heterogêneos, tanto de assunto como de áreas;
O treinando poderia se necessário se ausentar da aula sem que o mesmo perdesse o assunto, pois retomaria quando do seu retorno ao ponto que parou anteriormente;
Flexibilidade de horário;
O treinando freqüentava a sala de estudo sem comprometer o seu trabalho;
Respeito à capacidade e velocidade de aprendizado, pois o assunto era individualizado;
Material instrucional respeitando a linguagem dos treinandos;
Material com aproximadamente 75% de figuras e apenas 25% de texto;
Material desenvolvido com situação real de trabalho ou atividade;
Todo material em módulos individualizados por tema de cada assunto, por exemplo, se um treinando deveria ser treinado em Matemática Básica e o conteúdo da Matemática Básica fossem 6 assuntos diferentes teríamos 6 módulos diferentes;
O treinando só seria treinado na sua real necessidade, ou seja, se já conhecia o assunto ele não precisaria estudar o modulo, pois a cada início de módulo seria aplicado uma pré avaliação e se ele demonstrasse conhecer o assunto passaria para outro módulo;
E outros.

NOSSOS DESAFIOS

Mapear individualmente as reais necessidades de treinamento de cada função;
Definir um planejamento de atendimento dessas funções começando pelas mais populosas;
Identificar a quantidade de Módulos a serem produzidos, conteúdo, pré teste, pós teste, validação e aplicação a grupos pilotos antes da aplicação ao usuário final;
Identificar dentre os funcionários do setor pessoas que tinham habilidade e conhecimento no desenvolvimento dessas atividades;
Aceitação por parte dos treinandos a nova metodologia de treinamento, de aula expositiva para aula de auto treinamento.

NOSSAS PRINCIPAIS NECESSIDADES PARA A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA

Local de estudo adequado, individualizado e com a menor interferência de ruído;
Materiais desenvolvidos e validados, neste caso ao longo do programa foram criados aproximadamente 350 módulos diferentes;
Treinamento de tutores, que na organização foram chamados de facilitadores;
Facilitadores disponíveis em tempo integral na sala de estudo, pois o conceito era de Treinamento Auto Instrucional Monitorado, dessa forma o treinando não podia estar sozinho no ambiente de estudo a sua dúvida deveria ser esclarecida na hora;
Facilitadores que conhecessem todos os assuntos que estavam sendo aplicados aos treinandos;
Pelo menos 15 exemplares de cada Módulo, pois essa era o tamanho ideal do grupo para um facilitador;
Disponibilidade adequada de pré e pós testes dos módulos;
Gabaritos dos pré e pós testes;
E outros não menos importantes.

BENEFÍCIOS PARA OS TREINANDOS

Atendimento individualizado
Respeito à individualidade do treinando quanto a sua capacidade
Proporcionar estímulo e reforço constante
Material com conteúdo organizado e linguagem de fácil compreensão
Pré disposição dos treinandos em retornarem para novos programas de treinamento
Maior interesse dos treinandos pela prática de leituras
Etc..

BENEFÍCIOS PARA A ORGANIZAÇÃO

Desenvolvimento das programações em qualquer horário
Maior rendimento dos trabalhadores em outros treinamentos
Material didático já validado e avaliado
Garantia de aprendizagem 100% dos participantes da programação
Tempo menor nos programas de capacitação em razão da aplicação individualizada do treinamento
Diminuição em torno de 25% do tempo de treinamento na qualificação do funcionário quando comparado com o modelo anterior
Material facilmente alterado e melhorado
Uniformidade nas informações
Etc.

CONSIDERAÇÕES

A metodologia foi conhecida no final da década de 70 com essas particularidade em uma das filiais da Organização nos Estados Unidos, foi avaliada e modelada para a nossa necessidade e implementada no final da década de 80.
Quero reforçar a importância dessa metodologia no que se refere a Educação Corporativa, pois ela proporciona a capacitação rápida para todos os funcionários para assumirem suas responsabilidade.
As fontes de informações, atualizadas constantemente, são um excelente recurso para todos aqueles que queiram renovar seus conhecimentos ou acessar dados organizacionais necessários e importantes para a sua atividade.
O valor da aprendizagem por meio eletrônico está na possibilidade de levar você a uma matriz de conhecimentos úteis e relevantes. Você pode acessar as informações que precisa, no momento em que se tornam necessárias, permitindo-lhe ser mais eficaz naquilo que faz.
Atualmente, procedimentos, políticas, formulários, padrões e outros elementos da inteligência organizacional podem ser armazenados para serem acessados pelos servidores. Todos têm acesso a informações atualizadas e a mensagem é consistente.

A MOTIVAÇÃO É A CHAVE PARA A APRENDIZAGEM

Segundo os teóricos da aprendizagem, as pessoas aprendem mais quando estão motivadas. Um curso em meio eletrônico bem projetado incorpora recursos de interatividade e usa recursos multimídia para envolver os alunos em atividades práticas que captam sua atenção, aprimoram os materiais didáticos e mantêm sua motivação.

Um por todos, todos por um
A aprendizagem por meio eletrônico não exige um número mínimo de alunos para viabilizar um curso. Mesmo que somente uma pessoa precise aprender, esse número é suficiente para que um curso seja iniciado.

Segundo Marc Rosenberg (2001) "A capacidade de atualizar o conteúdo disponibilizado no meio eletrônico de maneira fácil e rápida e distribuir imediatamente essas novas informações a um grande número de funcionários, parceiros e clientes é uma dádiva dos céus para empresas que vêm se esforçando para manter seu pessoal atualizado diante de mudanças cada vez mais rápidas."

Bernardo De Filippis

Um comentário:

  1. Olá Bernardo.
    Curti muito o seu comentário. obrigada por compartilhar.
    Diante de suas colocações, reforço o subtítulo "Motivação é a chave para a aprendizagem"...Acredito muito na motivação nessa nova Geração, a chamada geração Y, pois trata-se de pessoas que já nasceram usufruindo da mais avançada tecnologia e a cada dia mais fazem parte do avanço. Infelizmente uma grande parcela de gerações anteriores ainda não entendem a importância das novas práticas de aprendizagem e não fazem questão de motivar-se com ela. As pessoas que acreditam e se motivam, certamente são competidoras e estarão à frente dos demais.

    Grande abraço!!!

    Profa. Carla

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